Como o uso excessivo de telas pode prejudicar a saúde ocular

O uso excessivo de telas tem sido cada vez mais frequente. A tecnologia é parte integrante da vida das pessoas e isso pode ter consequências negativas.

Passar longos períodos em frente à tela do celular, tablet ou computador, por exemplo, pode afetar a saúde mental e física. Estudos mostram que as pessoas que usam telas durante muitas horas têm maior propensão a desenvolver ansiedade, depressão, problemas de sono, além de problemas que podem comprometer a saúde ocular. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), até 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia na frente de dispositivos eletrônicos têm sintomas de fadiga visual. 

O uso excessivo de telas pode causar danos à saúde ocular, incluindo cansaço ocular, olhos secos, dor de cabeça, dores musculares, sensibilidade à luz e visão turva.

Além disso, a exposição prolongada à luz azul emitida por telas eletrônicas pode levar ao desenvolvimento de doenças oculares como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e catarata. 

A longo prazo, o brilho contínuo da luz azul violeta emitida pelos dispositivos digitais pode prejudicar a saúde ocular, induzindo ao estresse oxidativo nas células da retina, causando danos às células fotorreceptoras da retina, aumentando o risco de degeneração macular, e, em casos mais graves, pode levar à cegueira. 

É importante ficar atento também à saúde ocular das crianças, que cada vez mais cedo estão fazendo uso das telas eletrônicas. O uso excessivo de telas por crianças é prejudicial porque desregula o sono, podendo causar sonolência diurna e, consequentemente, interferir no desempenho escolar. Existe ainda um aumento do risco de crianças e adolescentes desenvolverem miopia. 

Portanto, é importante limitar o uso dos eletrônicos a um nível aceitável e realizar verificações regulares para garantir que a visão se mantenha saudável.

Uso de tela e saúde ocular: conheça alguns sintomas 

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode trazer danos para a saúde ocular, desenvolvendo problemas como:  dores de cabeça, tensão ocular, olhos secos ou irritados, atenção reduzida e irritabilidade. 

Além disso, é importante observar alguns sintomas como:

Acentuação de defasagem do grau corretivo: os dispositivos eletrônicos exigem muito de nossa visão, ressaltando qualquer defasagem de grau corretivo dos óculos ou lentes de contato. Além da dificuldade de enxergar, isso pode causar desconforto, cansaço e dor de cabeça.

Espasmos: é um tipo de contração excessiva dos músculos dos olhos pelo uso em demasia da visão de perto exigido pelas telas dos eletrônicos. Pode provocar dor de cabeça aguda e intensa, além de visão embaçada.

Insônia: a luz azul emitida pelas telas reduz a produção da melatonina, um hormônio que regula o sono. A exposição a essa luz antes de dormir pode causar insônia.   

Fique atento a esses sintomas!

Dicas para proteger sua saúde ocular

Utilize seus óculos – A sensação de cansaço e a dor de cabeça podem vir, na verdade, da necessidade de óculos. Por isso, não deixe de usar seus óculos de grau e, se possível, opte por lentes com filtro de proteção para telas.

Atenção à ergonomia – A tela deve estar entre 35 e 50 cm de distância logo abaixo da linha dos olhos, para que o pescoço não fique curvado por horas. Para isto, você pode empilhar um suporte, uma caixa ou mesmo livros embaixo do monitor.

Prefira a luz natural à luz artificial – A luz natural deve iluminar o ambiente, mas sem refletir nas telas, o que dificultaria a visualização e intensificaria a fadiga ocular.

Ajuste o brilho da tela – Se a tela brilha muito, o desconforto ocular é maior. As configurações do monitor devem ser ajustadas de acordo com o ambiente.

 Faça pausas a cada 2 horas – Estabeleça intervalos maiores, de cinco ou dez minutos, ao longo do dia. 

Consulte um oftalmologista – É importante manter as suas consultas em dia com o oftalmologista, que poderá diagnosticar problemas precocemente e iniciar o melhor tratamento.

Cuide da sua saúde ocular no Hospital de Olhos do Distrito Federal

O Hospital de Olhos do Distrito Federal (HODF) é referência no diagnóstico e tratamento dos distúrbios da visão, como catarata, glaucoma, ceratocone, retinopatias, transplante de córnea, estrabismo e oftalmopediatria. 

Agende sua consulta: (61) 3771-2020 (WhatsApp)

(RT: Dra. Nathália Teles das Neves – Oftalmologia | CRM-DF: 19794 | RQE: 15535)

Post anterior
Cirurgia Refrativa: tire suas dúvidas e entenda a importância do procedimento
Próximo post
Saiba o que é Retinoblastoma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir