A volta às aulas pode representar um momento desafiador, tanto para os pais, quanto para as crianças. E é nesse cenário escolar que os pequenos podem apresentar os primeiros sinais de problemas oculares, manifestados por dificuldades de enxergar o quadro, de realizar as atividades e, mais frequentemente, a queda no rendimento.
As principais condições apresentadas pelas crianças nesta fase costumam ser a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, também conhecidos como erros de refração. Abaixo, confira um pouco mais sobre cada um deles e como identificá-los.
Miopia
A miopia é um erro de refração que provoca o que chamamos de “visão embaçada”. A criança, então, tem dificuldade para enxergar a longa distância.
Os sinais de que ela está sofrendo com esse quadro incluem esfregar muito os olhos, apertá-los quando estimulada a enxergar objetos distantes, piscar de maneira excessiva e segurar livros e outros objetos perto do rosto.
Devido à baixa acuidade visual, a criança apresenta dificuldade no desempenho das atividades escolares.
Hipermetropia
Na hipermetropia, a dificuldade da criança consiste em não conseguir enxergar bem ou de forma precisa os objetos que estão próximos a ela. Isso acontece porque os olhos não focalizam de forma adequada as imagens na retina. Assim como na Miopia, isso causa o efeito de “visão embaçada”.
Dificuldades na leitura, dores de cabeça e olhos lacrimejantes ou vermelhos são alguns sinais de alerta.
Astigmatismo
A criança está reclamando que os objetos parecem desfocados? Esse pode ser um sintoma do astigmatismo, condição que provoca a dificuldade de enxergar tanto o que está próximo, quanto o que está distante.
Na escola, as crianças que sofrem com o astigmatismo costumam apresentar dores de cabeça, dificuldades para enxergar o quadro, para realizar leituras ou desenvolver as atividades propostas pelos colegas e professores.
O atendimento anual, com a realização de um check-up, é um dos meios para prevenir e diagnosticar esses desvios de forma precoce, aumentando as chances de sucesso na correção imediata.
Cuide da saúde ocular das crianças no Hospital de Olhos do Distrito Federal
O Hospital de Olhos do Distrito Federal (HODF) é referência no diagnóstico e tratamento dos distúrbios da visão, como catarata, glaucoma, ceratocone, retinopatias, transplante de córnea, estrabismo e oftalmopediatria.
Agende sua consulta: (61) 3771-2020 (WhatsApp)
(RT: Dra. Nathália Teles das Neves – Oftalmologia | CRM-DF: 19794 | RQE: 15535)